sábado, 27 de abril de 2013


Plano de aula

1.1. Tema da aula                                              
História; Os Três Porquinhos                                       

1.2. Objetivos da aula

Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais; Estimular a linguagem oral; Desenvolver a socialização.


1.3. Duração
Uma aula de aproximadamente 50 minutos, pois na educação infantil é difícil conseguir prender a atenção dos alunos por mais tempo.


2. Desenvolvimento da aula

Na sala de aula, com as crianças sentadas em círculo, fizemos a leitura da história dos Três Porquinhos,mostrando as figuras do livro. Logo após, fomos  para sala de vídeo, onde assistiremos o filme da história para melhor fixação.
Após a leitura da história e assistir o filme,  esplorei  junto aos alunos: 
-Quantos são os
porquinhos da história? Qual é o maior? E o menor? Distribui figuras dos três porquinhos pelo
chão, e pedi para que contassem  apontando o dedinho para cada figura.
 Utilizei também figuras  ampliadas dos porquinhos e do lobo, para serem pintadas utilizando giz de cera grosso.
Dei para os alunos diferentes texturas das casinhas (palha, pedrinha e madeira), para que os alunos tocassem e imitassem  os sons dos porquinhos (ronc...ronc...).
No final da aula distribui de máscaras dos porquinhos para todos os alunos, e também
cantamos  a música: Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau. Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau. Bis

3. Adaptações e Recursos de TA

Acessibilidade do Windows para ampliação. Materiais como: sulfite, giz de cera grosso, palha, pedrinha e madeira(para sentirem as diferentes texturas). Também encontrei uma ideia muito boa no site portal do professor, a história contada em roda com utilização de uma luva com desenho dos personagens da história. E a construção da história utilizando material reciclável como por exemplo garrafas plasticas pequenas para fazer os porquinhos pelas próprias crianças.

4. Avaliação

A avaliação nesta faixa etária  consiste em  observar se houve participação, interação/socialização e interesse.



Dica
Achei interessante a historia invertida Três Lobinhos e Um Porco” Mau
Projeto Abril Literário: "Os três porquinhos."
AutorElaine Cristina Belini da Silva
Edlaine Carvalho da Silva, Neusa Gomes de Melo

2 comentários:

  1. Ola Adelir, boa noite!
    Passando para uma visitinha, achei mt bacana seu blog e as dicas também.
    Abçs. Eloiza

    ResponderExcluir
  2. Adelir,
    parabéns pela criação do teu blog! Continue atualizando-o, mostrando as práticas inclusivas da tua escola, as tuas descobertas por este mar infinito que é a internet, enfim, difundindo a educação inclusiva, através dessa ferramenta.
    Uma abr@ço
    Formadora Lisete - NIEE/UFRGS/UAB

    ResponderExcluir