sábado, 27 de abril de 2013


CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA

1.1. Tema da aula
                                                                                   
Trabalhando formas e cores.

  1. Objetivos da aula

Que os alunos conheçam as cores primárias vermelho, amarelo e azul e as principais
figuras geométricas, quadrado, retângulo,triângulo e circulo utilizando os vários estilos
de aprendizagem;
Físico- possibilita a criança, levantar, abaixar, trabalha a coordenação motora fina e
grossa.
Interpessoal- estimula a participação e a socialização da criança, quando ela fala sobre
as cores opina sobre onde e como pintar discute sobre o espaço, trabalha em grupo,
como mediador podemos fazer diversas perguntas voltadas para o espaço, para as cores.
Linguístico ou verbal- expressar sua opinião sobre as cores,por exemplo dizer o que
gosta como gosta, se de amarelo escuro ou claro. Como mediador podemos podemos
explorar o porque, porque gostar mais dessa ou daquela cor por exemplo. Um bom
argumento ainda e usar o mosaico com as cores para que as crianças montem ou pinte o
mosaico.
Matemático- podemos explorar aqui noções de grandezas, de espaço, figuras
geométricas, o mediador aqui pode ajudar os alunos a pensarem e refletirem sobre as
formas geométrica, por exemplo o circulo azul parece com qual brinquedo?
Visual- Chamar atenção das crianças para harmonia das cores, diferenciar imagens preto
e branco e o colorido por exemplo.

1.3. Duração
                                                
De 30 a 40 minutos, 2 aulas .


2. Desenvolvimento da aula

Primeiro fazer uma explanação as cores, Com papel pardo ou papel de metro construir
um quadro para que as crianças possam pintar livremente utilizando pincel, ou dedo.
A atividade será feita em grupo Em grupo,essa atividade feita ao ar livre possibilita a interação, estimula a troca de ideias entre as crianças, permite que todas as crianças participem ao mesmo tempo,possibilita a utilização de vários estilos de aprendizagem.

Montagem do mozaico utilizando figuras geométricas grandes feitas em e.v.a, colorido,.
2. Finalização
Vamos finalizar a aula expondo os mozaicos que as crianças pintaram, isso ajudam
na memorização e é uma recompensa para eles ver o trabalho exposto mostrar para os
pais.
3. Adaptações e Recursos de TA
Utilizaremos a acessibilidade do Windows para modificar o tamanhos das figuras
geométrica, imprimir a música com fundo colorido em fonte maior e com cores fortes.

4. Avaliação

A Avaliação será processual e o que levamos em conta nessa fase da aprendizagem é
a participação das crianças.


Educação Infantil::Matemática::Espaço e forma
autores-Smole, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez
cores:http://youtu.be/JItpE--nk5E

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