CONSTRUINDO
UM PLANO DE AULA
1.1.
Tema da aula
Trabalhando
formas e cores.
- Objetivos da aula
Que
os alunos conheçam as cores primárias vermelho, amarelo
e azul e as principais
figuras
geométricas, quadrado, retângulo,triângulo e
circulo utilizando os vários estilos
de
aprendizagem;
Físico-
possibilita a criança, levantar, abaixar, trabalha
a coordenação motora fina e
grossa.
Interpessoal-
estimula a participação e a socialização
da criança, quando ela fala sobre
as
cores opina sobre onde e como pintar discute sobre o espaço,
trabalha em grupo,
como
mediador podemos fazer diversas perguntas voltadas para o espaço,
para as cores.
Linguístico
ou verbal- expressar sua opinião sobre as cores,por
exemplo dizer o que
gosta
como gosta, se de amarelo escuro ou claro. Como mediador podemos
podemos
explorar
o porque, porque gostar mais dessa ou daquela cor por exemplo. Um bom
argumento
ainda e usar o mosaico com as cores para que as crianças
montem ou pinte o
mosaico.
Matemático-
podemos explorar aqui noções de grandezas,
de espaço, figuras
geométricas,
o mediador aqui pode ajudar os alunos a pensarem e refletirem sobre
as
formas
geométrica, por exemplo o circulo azul parece com qual
brinquedo?
Visual-
Chamar atenção das crianças para
harmonia das cores, diferenciar imagens preto
e
branco e o colorido por exemplo.
1.3.
Duração
De 30 a 40 minutos, 2
aulas .
2.
Desenvolvimento da aula
Primeiro fazer uma
explanação as cores, Com papel pardo ou papel de metro
construir
um
quadro para que as crianças possam pintar livremente
utilizando pincel, ou dedo.
A
atividade será feita em grupo Em grupo,essa atividade feita ao
ar livre possibilita a interação, estimula a troca de
ideias entre as crianças, permite que todas as crianças
participem ao mesmo tempo,possibilita a utilização de
vários estilos de aprendizagem.
Montagem do mozaico
utilizando figuras geométricas grandes feitas em e.v.a,
colorido,.
2. Finalização
Vamos finalizar a aula
expondo os mozaicos que as crianças pintaram, isso ajudam
na
memorização e é uma recompensa para eles ver o
trabalho exposto mostrar para os
pais.
3.
Adaptações e Recursos de TA
Utilizaremos a
acessibilidade do Windows para modificar o tamanhos das figuras
geométrica,
imprimir a música com fundo colorido em fonte maior e com
cores fortes.
4.
Avaliação
A
Avaliação será processual e o que levamos em
conta nessa fase da aprendizagem é
a
participação das crianças.
Educação
Infantil::Matemática::Espaço e forma
autores-Smole,
Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez
cores:http://youtu.be/JItpE--nk5E
Nenhum comentário:
Postar um comentário